quarta-feira, 18 de junho de 2014

PARA-BRISAS





O maior é o melhor? 

Ultimamente está virando moda o uso de pára-brisas grandes nas motocicletas. Estas peças de plástico 'super-gigantes', 'aerodinâmicas', 'custom', 'amigáveis ao garupa' estão cada vez mais populares.

Protege contra o vento frio, contra impacto de insetos e gotas de chuvas no rosto.

Problemas

O turbilhonamento de ar que ocorre atrás do pára-brisa, gera muito arrasto. A melhor penetração aerodinâmica que ocorre na frente é compensada, para pior, por este turbilhonamento atrás. Quanto maior for a área do pára-brisas, maior vai ser o arrasto. Desta forma, aumenta o consumo e diminui a velocidade da moto.

Alguns pára-brisas são terríveis à noite. As luzes (faróis de carros, postes de luz, luzes do painel) podem dar reflexos que impedem a visibilidade. E se o pára-brisas for grande, você não vai conseguir olhar por cima dele.

Antes de comprar um pára-brisa enorme, faça um test-drive no de um amigo por diversos Km, sob sol e chuva. Talvez você chegue à conclusão de que um pára-brisa menor é mais adequado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário