A Harley-Davidson, um dos ícones da cultura americana, decidiu se render às motos elétricas. A companhia, fundada em 1903, apresenta na próxima semana seu primeiro modelo elétrico em um evento que promete agitar Nova York: dezenas de pilotos vão circular pelas ruas de Manhattan, por 30 minutos, para mostrar ao público os modelos, todos feitos à mão, diz a montadora. Mas, apesar da ação de marketing, a companhia disse que o lançamento comercial pode levar alguns anos ainda.
Mas analistas do mercado consideram a aposta da Harley muito arriscada, já que hoje quase não existe demanda para esse tipo de veículo. Porém, Matt Levatich, presidente da empresa, disse que a companhia não está interessada em resultado no curto prazo e sim no potencial do setor a longo prazo, pois quer se tornar líder no desenvolvimento de tecnologia para as motos elétricas.
- Acreditamos que esse tipo de tecnologia e seus produtos, tanto em automóveis, quanto em motocicletas, só vão crescer. Quando você pensa em sustentabilidade, você percebe que isso fará parte do estilo de vida de quem dirige. Hoje, ninguém pode prever quão grande será essa indústria - disse Levatich.
Porém, o desenvolvimento das motos elétricas, cujo projeto foi chamado de LiveWire, é voltado para o desempenho - uma das principais estratégias de comunicação da Harley. Segundo a empresa, o motor consegue alcançar até 60 milhas (ou cerca de 96 quilômetros) por hora em quatro segundos. Mas ainda há obstáculos: as baterias precisam ser recarregadas a cada 210 quilômetros, o que demora de 30 minutos a uma hora.
Alan Cavallo, chefe da polícia da Universidade San Jose, em Washington, que comprou modelos de um fabricante americano, disse que é preciso paciência com as motos elétricas:
- Não dá para andar longas distâncias. As pessoas querem conveniência, como chegar em um posto, abastecer e ir embora.
Levatich disse que, para o desenvolvimento da categoria, as motos elétricas vão precisar de estações de recarga padronizadas. Ele lembra que suas concessionárias poderiam servir de pontos de abastecimento para todos os modelos elétricos, o que inclui seus concorrentes.
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