terça-feira, 2 de julho de 2013

DICAS DE PILOTAGEM - ANDANDO NA CHUVA


ANDANDO NA CHUVA

Se você puder evite andar na chuva especialmente na estrada, pois sua visibilidade é menor e a dos outros veículos também, mas caso seja inevitável, tenha sempre uma roupa de chuva, pois o desconforto ou o frio ajudam você a perder a concentração o que pode tornar-se um risco desnecessário. Andar na chuva requer alguns cuidados que podem fazer uma enorme diferença em termos de segurança, vejamos alguns desses tópicos:

NA CIDADE:
Evite o canto interno das curvas, pois é lá que se junta toda a sujeira que a chuva varre. É onde passam os veículos pesados que geralmente vazam óleo diesel que é um verdadeiro sabão especialmente quando molhado.

AS POÇAS D'ÁGUA:
Evite-as, pois geralmente elas escondem buracos que podem provocar quedas ou aquaplane (perda de aderência do pneu por ação de uma camada de água entre o pneu e a pista);

NA PISTA DE ROLAGEM: tanto na cidade quanto na estrada ande sempre atrás das rodas do veículo a sua frente (prefira veículos pequenos), pois ele sempre irá desviar as rodas de buracos e obstáculos a frente e se você estiver nesta trilha da roda terá menos água nos pneus, ajudando a evitar o perigoso aquaplane. Isto também vale para pista seca.

CALIBRAGEM DE PNEUS: andar na chuva requer mais aderência que andar no seco, se você quiser aumentar sua segurança na chuva diminua a pressão dos pneus, quanto mais superfície de contato na pista mais seguro, diminua até oito
libras, mas lembre de voltar a calibrar quando parar a chuva.

FREIANDO NA CHUVA:
A pressão que se exerce na manete do freio quando está seco deve ser o mesmo nas condições molhadas, mas atente para uma coisa: por estar molhado o disco de freio, na hora que você for acioná-lo ele terá um breve retardo na ação e a reação normal seria apertar um pouco mais para causar a frenagem, mas essa atitude pode ser fatal, pois o disco molhado desliza as pastilhas e quando você imprime mais pressão, ele seca rapidamente e pode bloquear a roda e nesse caso é chão na certa. Freie com cuidado e calma mesmo nas condições mais adversas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário