O experiente motociclista, jornalista, escritor (tem um livro publicado sobre motos) e instrutor de pilotagem Geraldo Tite Simões (foto), conhecido no meio motociclístico como Tite, escreveu um artigo no mínimo curioso.
O artigo trata a respeito dos riscos à segurança, em caso de queda, que o uso de câmeras (tipo Go Pro e outras) acopladas em capacetes podem ocasionar. Não só para motociclistas, mas também ciclistas, esquiadores e outros esportistas.
Inclusive, o ex-campeão mundial de Fórmula 1, Michael Schumacher, pode ter sofrido as graves consequências no acidente de esqui, devido a no momento estar utilizando câmera no capacete. Bom, isso ainda é um boato, uma suposição, mas...
O neurocirurgião Sérgio Roberto Simões, 57 anos, diz: "Hoje essas pequenas câmeras se popularizaram e são usadas por vários esportistas, mas os capacetes não foram fabricados prevendo esse acessório". Roberto também é motociclista.
Ainda de acordo com a matéria do Tite Simões, "os capacetes são feitos de forma a dissipar o impacto, mas também proteger contra perfurações. No entanto o casco não pode ser "duro" senão o choque se transfere para o crânio, ele precisa ser deformável. A instalação de um componente com metal nessa estrutura pode vir a agravar uma lesão, dependendo co ângulo de impacto. E como sabemos, os suportes que são acoplados as câmeras, tem parafusos e outras estruturas de metal".
Resumindo: na dúvida, o ideal é usar a câmera instalada em algum lugar da moto, no parabrisa, guidão, mas evitar usá-la no capacete.
Fonte: RockRiders.com.br, com informações de texto redigido pelo Geraldo Tite Simões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário