Antes de pegar a estrada faça uma refeição leve e principalmente, não beba nada alcoólico. Se a viagem for longa, planeje intervalos para descanso e abastecimento. Recomenda-se parar a cada 100 ~ 150 Km.
Neblina
Se você se deparar com neblina ou cerração, não utilize farol alto, porque a sua visão e da pessoa que vier no sentido contrário será ofuscada. Cuidado com frenagens bruscas, mantenha-se na faixa de tráfego, evitando ultrapassagens. Dependendo das condições, o mais seguro é parar, pois um carro no sentido contrário pode sair de sua pista. Cuidado com o acostamento, um carro pode atingí-lo, pensando estar na pista correta.
Chuva
Cuidado com os primeiros dez minutos de chuva, porque normalmente há vários resíduos que ficam no asfalto. Esses resíduos, quando molhados, ficam escorregadios. Por isso, é bom deixar a chuva lavá-los, esperando um pouco. Também por isso, mantenha o dobro da distância usual, em relação ao veículo que vai a sua frente. Pilote com a consciência de que uma frenagem brusca será perigosa, sendo necessário planejar as paradas com alguma antecedência.
Faça uma lista com o material necessário, e vá riscando à medida que você carrega a moto com tais itens. Você pode usar a checklist de viagem deste CD-ROM. Verifique que tudo esteja bem preso (force um pouco a bagagem de um lado para o outro, para testar mesmo).
Cuidado com os primeiros dez minutos de chuva, porque normalmente há vários resíduos que ficam no asfalto. Esses resíduos, quando molhados, ficam escorregadios. Por isso, é bom deixar a chuva lavá-los, esperando um pouco. Também por isso, mantenha o dobro da distância usual, em relação ao veículo que vai a sua frente. Pilote com a consciência de que uma frenagem brusca será perigosa, sendo necessário planejar as paradas com alguma antecedência.
Faça uma lista com o material necessário, e vá riscando à medida que você carrega a moto com tais itens. Você pode usar a checklist de viagem deste CD-ROM. Verifique que tudo esteja bem preso (force um pouco a bagagem de um lado para o outro, para testar mesmo).
Material
Empacote bem o equipamento necessário. Leve o mínimo, claro, pois cada objeto extra irá penalizá-lo na hora de carregar a moto. Prenda tudo com muitas cordas, para ter redundância. Caso uma corda solte, você terá outra segurando o material. Cuidado com cordas soltas, se uma engatar na sua corrente ou raios, vai ser um desastre. A cada parada verifique se o vento não soltou nada. Se passar por buracos, verifique se nada está frouxo na bagagem. Isso costuma ocorrer com cordas elásticas.
Cuidado com Assaltos
Fique atento para a possibilidade de assaltos. Descubra de antemão se a rota pretendida possui alto índice de assaltos. Em muitas estradas o roubo de cargas é frequente. Se sua moto for chamativa, pode ser um alvo também. Uma alternativa é sujar as partes mais vistosas com argila ou lama. Assim, sua moto vai atrair bem menos atenções indesejadas. No camping, deixe o material dentro da barraca ao se ausentar. Coloque um cadeado na porta da barraca, se ela permitir. Acione o alarme da moto ao se ausentar. Caso deseje, acorrente a moto a uma árvore, por exemplo.
Divirta-se
Divirta-se! O camping foi feito para relaxar. Não se estresse, se algo não sair do jeito que você quer, leve na esportiva. Se beber, espere ficar sóbrio para pilotar sua moto. Nada como uma boa cerveja... e nada como uma boa moto... mas as duas não combinam.
E não relaxe nos equipamentos de segurança só porque está no camping!
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