quarta-feira, 13 de agosto de 2014

XT Z 250 Ténéré 2015




A nova linhada de toda a família Ténéré 2014/2015 (XT Z 250, XT 660Z e XT 1200Z) começou a ser fabricada no Brasil e a partir do último mês de junho já estava disponível em todas as concessionárias Yamaha do país. O nome Ténéré faz referência a uma região do deserto do Saara onde aconteceram os primeiros Rallys Paris-Dakar.

Sendo a versão de entrada da linha, o lançamento 2015 da XT Z 250 Ténéré vem ao preço sugerido de R$13.620,00 e pode ser encontrada nas cores Cinza, Azul, Vermelho e Branco.


Nova XT Z 250 Ténéré linha 2014/2015

Sem muitas modificações a versão 2014/2015 traz como diferencial a mudança de grafismos e cores. Agora eles dão um apelo um pouco mais moderno e agressivo mas a mecânica continua a mesma. Outro diferencial é que agora ela é produzida na fábrica da Yamaha em Manaus.

Em seu motor a Yamaha XT Z 250 traz um 4 tempos, SOHC, refrigerado a ar com radiador a óleo, 2 válvulas e com 250cc que é capaz de gerar 21cv de potência máxima a 8.000RPM e torque de 2,10kgf.m a 6.500RPM. O modelo ainda conta com alimentação por injeção eletrônica, câmbio de 5 marchas e partida elétrica.

No seu chassi a novidade traz um quadro com semi berço duplo em aço. Sua suspensão dianteira é por garfo telescópico de 220mm e na traseira é monoamortecida pelo sistema link com 200mm. Os freios são a disco tanto na traseira quanto na dianteira, onde 203mm e 245mm de diâmetro, respectivamente.

Com peso total de 155kg em ordem de marcha, 137kg a seco, a Ténéré 250 tem capacidade para carregar até 16 litros de combustível em seu tanque (com 4,8l de reserva). Abaixo seguem informações oficiais de divulgação da Yamaha sobre a versão 2015 da XT Z Ténéré 250:

MELHOR PILOTAGEM

Guidão mais alto com amortizadores. Assento em degrau amplo e confortável para piloto e garupa. Pára-brisas, menos cansaço e proteção.

MOTOR SILENCIOSO

Válvulas e Corrente de Comando de funcionamento silencioso, engrenagem compensada com mola amortecedora junto ao eixo balanceador.

SEGURANÇA

Freio a disco de 245mm de diâmetro na roda dianteira e 203mm na traseira, com pinça de dois pistões, melhorado pela adoção de uma mangueira em borracha mais curta e com malha de cobre na extremidade.

Ficha técnica completa XTZ 250 Ténéré 2015

Equipada com o motor de 250 cilindradas, duas válvulas e 4 tempos que imprimem 21 cavalos de força e arrefecido a ar. A XTZ 250 Ténéré conta com válvulas e corrente de comando de funcionamento silencioso, engrenagem compensada com mola amortecedora junto ao eixo balanceador, freio a disco de 245 mm de diâmetro na roda dianteira e 203 mm na traseira, com pinça de dois pistões, melhorado pela adoção de uma mangueira em borracha mais curta e com malha de cobre na extremidade.


Tipo4 tempos, SOHC, refrigerado a ar com radiador a óleo, 2 válvulas
Cilindrada250 cc
Diâmetro x curso74.0 x 58,0 mm
Taxa de compressão9.80 : 1
Potência máxima21 cv a 8.000 RPM
Torque máximo2,10 kgf.m a 6.500 RPM
Sistema de lubrificaçãoCárter úmido, com radiador de óleo
AlimentaçãoInjeção Eletrônica
Embreagemmultidisco banhado a óleo
Câmbio5 velocidades, engrenamento constante
Sistema de igniçãoTCI
Sistema de partidaElétrica
BateriaGS Yuasa, 12V 6 Ah, selada
QuadroSemi Berço duplo em aço
Suspensão dianteira / cursoGarfo telescópico / 220 mm
Suspensão traseira / cursoMonoamortecida com link / 200 mm
Freio dianteiroDisco de 245 mm de diâmetro
Freio traseiroDisco de 203 mm de diâmetro
Pneu dianteiro80/90-21 M/C 48S – PIRELLI ou METZELER
Pneu traseiro120/80-18 M/C 62S – PIRELLI ou METZELER
Comprimento x Largura x Altura2.120 X 830 X 1.370 mm
Distância entre eixos1.385 mm
Altura do assento865 mm
Altura mínima do solo270 mm
Peso seco137 kg
Peso Líquido (ordem de marcha)155 kg
Capacidade do óleo do motor1,50 litros (contando filtro de óleo)
Capacidade do tanque de combustível16 litros (reserva 4,8 litros)
CoresCinza, Vermelha, Branco e Azul
Painel de InstrumentosCristal liquido multifuncional – hodômetro total e dois parciais (trip1 e trip2), mais hodômetro do combustível (f-trip), marcador do nível de combustível digital e relógio. Luzes espias. Velocímetro e tacômetro eletrônico análogo.

Fotos:











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