quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Honda CG 150 Titan 2015 ganha freios CBS



A Honda anunciou o lançamento da nova CG 150 Titan 2015 equipada com sistema de freios CBS (Combined Braking System). Disponível nas versões ESD e EX, está tecnologia está presente pela primeira vez em motos de baixa cilindrada.

O sistema CBS aumenta a segurança, impedindo que em casos de emergência, evitando que apenas a roda traseira receba toda a força de frenagem. Automaticamente quando é acionado o freio traseiro, aciona o dianteiro evitando o desequilíbrio da motocicleta. A proporção é de 66% na roda traseira e 34% na dianteira.




A Honda foi a primeira a desenvolver o sistema e oferece o equipamento em outras motos da marca, a exemplo das scooteres, como as Honda Lead e PCX. Os preços da Honda CG 150 Titan 2015 são de R$ 7.680 para a versão ESD e R$ 8.180 para a EX.


Em teste realizado pelo Instituto Mauá de Tecnologia, uma frenagem evitando o travamento da roda de 60 a 0 km/h em uma CG 150 Titan com CBS, usando apenas o pedal de freio, teve melhor resultado que o mesmo modelo sem o sistema: a distância de imobilização da moto foi 10 metros inferior. O mesmo teste, mas permitindo o travamento de roda, resultou em vantagem ainda maior: a CG com CBS parou em 27,3 metros, enquanto a CG sem o CBS percorreu 41,4 metros.



Por que não o ABS?

A diferença entre o sistema CBS e o ABS (ou a conjunção dos dois sistemas, chamada de C-ABS) é que a novidade que equipa a Titan não impede o travamento como faz o ABS, mas apenas permite que a ação de freio seja distribuída nas duas rodas. Ao pisar no pedal da Titan com CBS, o freio dianteiro receberá 25% da capacidade de desaceleração possível, com os restantes 75% surgindo apenas quando o condutor acionar a alavanca de freio na manete direita do guidão. Deste modo, mesmo quem não conhece a correta técnica de frear uma moto desfrutará de eficiência muito maior.

A ação da Honda ao propor sua motocicleta mais popular com o CBS é inciativa inédita no âmbito das motos utilitárias no país e também no mundo, mas não nos scooters à venda no Brasil: o Honda Lead e PCX dispõe do CBS, assim como a nova versão do scooter Citycom 300i da Dafra. Mas apenas a partir das 300 cilindradas é possível ter o sistema ABS (como opcional). Já a combinação da frenagem integral, nas duas rodas, com o ABS é exclusiva das motos de alta cilindrada.

A Honda tem duas razões principais para adotar o CBS em detrimento do ABS. Uma delas tem relação com o maior custo do sistema ABS, que poderia aumentar o preço da pequena 150cc acima dos 10% como ocorre nas Honda CB 300R e XRE 300. Outra razão é de ordem prática, e leva em conta particularidades do uso das pequenas 125 e 150cc no Brasil, que acabam enfrentando muitas estradas sem pavimentação. Nessa situação, os freios ABS seriam “tiro no pé”, pois aumentam excessivamente o espaço necessário para a imobilização. O que comprova isso é que motos de uso misto, caso da aventureira BMW F 800 GS e suas pares, permitem o desligamento o ABS para uso off-road.

Outro aspecto importante da decisão da Honda vem do fato de que o CBS será um item de série na CG 150 Titan, sem que isso implique em repasse integral do preço da nova tecnologia ao consumidor final. Antes, a moto era vendida por R$ 7.500 (ESD) e R$ 8.000 (EX). Com a introdução do CBS, de série, os preços subiram em R$ 180, passando a R$ 7.680 (ESD) e R$ 8.180 (EX).

Com esse importante passo em direção a uma maior segurança de moto líder de vendas em nosso mercado é de se esperar que outros fabricantes proponham tecnologia semelhante. Isso certamente resultaria em veículos mais seguros para erradicar – nem que seja na marra – o péssimo e perigoso hábito de pouco ou nada usar o freio dianteiro, responsável maior pela potência de frenagem principal de qualquer veículo, especialmente a motocicleta.


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