Pronto, a moto ganhou mais estabilidade. Agora precisamos trabalhar a visão. Você deve olhar para o final da curva. Falo isso porque as pessoas têm a tendência errônea de olhar para o chão. Olhar para o local errado pode ocasionar acidentes.
Outro erro que não devemos cometer é deixar a embreagem acionada. Porque a moto fica solta e gera instabilidade. A embreagem puxa para outro ponto importante, para a sua segurança que é a redução da marcha.
Muitos acreditam que erraram durante a execução de uma curva, mas não sabem que o erro ocorreu antes. Tem que reduzir uma ou duas marchas. Você freia antes, reduz a marcha, inclina seu corpo e trabalha sua visão. Seguindo essas recomendações é aumentado seu poder de pilotagem.
Estes procedimentos devem ser feitos independente se a pista estiver escorregadia ou um asfalto de má qualidade. Vale lembrar a importância de ter o pneu dianteiro em excelentes condições mais que o traseiro. E para aumentar a aderência no asfalto, a calibragem deve ter de quatro a seis libras a menos que a recomendada pelo fabricante. Não que esta recomendação esteja errada, nunca, mas o fabricante indica a calibragem visando à economia de combustível da moto e em uma calibragem menor, o atrito com o asfalto é maior.
Agora, eu não recomendo em momento algum a técnica chamada contra esterço, quando você força o guidon para o lado oposto ao da curva para jogar a moto em direção contrária. A razão é que a moto não fica segura no asfalto e você pode se vitimar por passar uma falsa impressão de segurança. Saiba dirigir com prudência, você é um motociclista consciente e saiba pilotar de maneira segura sem prejudicar a si mesmo e a terceiros.
Fonte: http://www.encontrodemotos.com.br, by Wesley Testa
Wesley Testa já rodou o mundo em shows de motocicletas e atuou como dublê. Hoje ele transmite tudo que aprendeu em cursos de pilotagem no Kartódromo do Cave, no Guará DF
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