Marcio Viana
Nessa última semana do mês de agosto o presidente da Yamaha Brasil, Shigeo Hayakawa, apresentou em evento na Costa do Sauípe, na Bahia, o novo modelo da Yamaha, a YS150 Fazer que já estará no mercado a partir de outubro. A Yamaha entende como o principal lançamento do ano no Brasil, no importante segmento do mercado brasileiro das 150cc. A nova YS150 Fazer é o primeiro modelo de 150cc que a montadora japonesa comercializa no território nacional e desenvolvido com exclusividade para o mercado. 60% das peças são nacionais e o restante de diversos países da Ásia.
Com o lançamento da YS150 Fazer a Yamaha reafirma seu compromisso com a inovação tecnológica e a busca constante pelo melhor produto destinado aos aficionados por motocicletas no País. O modelo é equipado com um motor Blueflex de 2ª geração SOHC (Single Over Head Camshaft) de 4 Tempos, com um sistema de injeção eletrônica com mapeamento adequado para qualquer percentual de etanol e gasolina, que gera um maior desempenho e economia.
O design moderno e arrojado torna este lançamento atrativo para os apaixonados pela marca. O resultado de um estudo de mais de 2 anos conseguiram criar linhas mais esportivas e um conjunto de tanque de combustível (15,2 litros) e tomada de ar e pela lanterna traseira-bi-partida e um banco mais envolvente. Possui o YRCS – Yamaha Ram Air Cooling System.
O perfil da rabeta é mais afilado, com ângulo de inclinação superior, o que deixa a garupa mais alta. As tampas laterais são em peça única facilitando a manutenção da moto. O painel é completo, conta com mostrador analógico e digital com indicador de marcha, em todas as versões.
Os pneus TL- sem câmara, com destaque para o pneu traseiro de 100 mm de largura, foram desenvolvidos para maximizar o conforto e dirigibilidade da motocicleta em qualquer situação de uso. O chassi da Fazer é totalmente novo, que proporciona uma melhor estabilidade. O motor novo de 12,2 cv foi desenvolvido com foco nas características e anseios do mercado brasileiro.
Já em relação à segurança, o destaque fica para o sistema de freios a disco na roda dianteira, com melhor progressividade evitando frenagens bruscas. As cores apresentadas são: Azul, preto, vermelho, Branco e Laranja.
O fato de a YS150 Fazer ter sido planejada e projetada para o Brasil também foi essencial para ela ter a ergonomia ideal para todas as pistas. Esse item recebeu especial atenção, considerando o perfil dos motociclistas brasileiros (altura, peso, etc). Dessa forma, a Yamaha buscou garantir para os usuários o máximo de conforto na posição de pilotagem.
A YS150 Fazer estará disponível em todas as concessionárias da marca distribuídas pelo Brasil a partir de outubro em duas versões (ED e SED), sendo a SED mais completa por ter cavalete central, pintura e grafismo diferenciados, piscas com lente cristal, além do acabamento do banco com textura especial e molas amortecedoras traseiras na cor vermelha.
O modelo também será contemplado pela exclusiva Revisão com Preço Fixo Yamaha, onde o cliente sabe exatamente quanto vai pagar desde a primeira até a sétima revisão (até os 30 mil quilômetros), permitindo economia, valorização do modelo e maior segurança. Além disso, a YS150 Fazer oferecerá linha de peças de reposição Y-TEQ, com qualidade Yamaha e preços econômicos.
A versão ED conta com as cores preto sólido e vermelho metálico, enquanto a versão SED aparece nas tonalidades azul, branco e laranja metálicos. Os preços sugeridos ficam em R$ 7.390 (mais frete) para a YS150 Fazer ED e R$ 7.850 (mais frete) para a YS150 Fazer SED).
FICHA TÉCNICA YS 150 FAZER
Motor Monocilíndrico, 149,3 cm³, refrigerado a ar, 4 tempos, SOHC, flex fuel
Potência máxima 12.2 cv a 7500 rpm
Torque máximo 1,28 kgf.m a 5.500 rpm
Sistema de partida Partida elétrica
Alimentação Injeção eletrônica
Câmbio 5 velocidades, engrenagem constante
Quadro Tipo Diamante
Pneu dianteiro 2.75-18 M/C (42P)
Pneu traseiro 100/80-18 M/C (59P)
Freio dianteiro Disco hidráulico de 245 mm de diâmetro
Freio traseiro Tambor mecânico de 130 mm de diâmetro
Suspensão dianteira Garfo telescópico
Suspensão traseira Balança Traseira
Curso da suspensão dianteira 120 mm
Curso da suspensão traseira 92 mm
Comprimento total 2015 mm
Largura total 735 mm Altura total 1085 mm
Altura do assento 785 mm
Altura mínima do solo 160 mm (175 mm – ED)
Distância entre eixos 1330 mm
Peso seco 119 kg (117 kg – ED) líquido (ordem de marcha) 132 kg (130 kg – ED)
Capacidade do tanque de combustível (incluindo a reserva) 15,2 litros
Cores Branca, azul e laranja (preta e vermelha – ED)
Fotos: Marcio Viana e Yamaha/Divulgação
quantos quilometros com 1 litro essa moto faz? muito bonita, uma das motos que vai dar o que falar já garantir a minha.
ResponderExcluirCaro amigo, obrigado pela visita em nosso blog.
ExcluirConforme divulgado no site http://revistaautoesporte.globo.com/, o consumo passa dos 40 km/l de gasolina em medições com normas ABNT.