sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Para viajar, é preciso preparo físico?



Poder pegar estrada de moto e viajar talvez seja um dos melhores momentos da vida de um motociclista, principalmente para aqueles mais aventureiros. Porém, após uma viagem um pouco mais longa, muitos sentem um grande desconforto e aí fica a pergunta: para viajar, é preciso preparo físico?
A minha resposta para a questão acima é sim! É preciso de preparo físico para viajar, apesar de muitos apenas subirem na moto e caírem na estrada. Além disso, dependendo de como for a viagem (longa ou com terreno acidentado), seu corpo irá sentir todo desconforto que uma grande aventura pode proporcionar e você ainda pode não aproveitar esse momento da forma que queria.
Em algum momento da vida você já fez um esforço muito grande (andou por muitas horas, por exemplo) e logo depois estava tudo bem, mas no dia seguinte acordou "quebrado", como é dito no popular. Estar "quebrado" é sentir o que é conhecido como dor muscular de início tardio. Como o próprio nome diz, a dor não inicia logo após o esforço realizado, mas sim horas, dias após. Para quem já frequentou uma academia de ginástica, tente se lembrar do primeiro dia!
Até agora eu só falei dos problemas, então seguem algumas soluções. Se você viaja todo final de semana, seu "treinamento" é justamente esse, não pare de viajar porque esse tipo de dor só acontece quando você passa por um estímulo ao qual não estava acostumado. Agora, se você viaja de vez em quando, exercícios de musculação podem lhe ajudar, principalmente aqueles destinados à musculatura abdominal e lombar, regiões comumente relacionadas ao desconforto. Além disso, tente fazer alguns alongamentos nas paradas durante a viagem pois eles ajudam a diminuir a tensão sobre os músculos. Só o fato de descer da moto e caminhar um pouco já ajuda na circulação sanguínea.
A prática de exercícios aeróbios como caminhada, corrida ou natação não te auxiliaram nessa questão, porém são extremamente úteis no controle do peso corporal e com certeza irá facilitar a subida das escadas da pousada que você reservou. Procure sempre a orientação de um profissional da atividade física e boa viagem!

Leandro Lodo, além de ser apaixonado por motocicletas, é formado em Ciências da Atividade Física e mestrando em educação física pela Universidade de São Paulo.



Notícia publicada no site www.moto.com.br no dia 06/08/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário