Um capacete de motociclista que não é lavado e tratado com periodicidade pode conter tantas bactérias quanto um vaso sanitário.
Durante o uso de um capacete, o mesmo entra em contato diretamente a pele do rosto e a cabeça, com o vento/ar dos ambientes que transitamos. Isso gera um acúmulo de bactérias. Alguns dos capacetes mais caros e de melhor qualidade, como os da marca Shoei, possuem forros dotados de bactericidas, mas a grande maioria dos demais modelos de capacetes não possuem isso.
As bactérias se proliferam no capacete por fatores simples, para que elas sobrevivam precisam de alimento, umidade e certo calor e o capacete tem todos esses quesitos. Os bonés também. Por isso a importância de lavá-los, assim como fazemos com nossas roupas normais, com constância.
Existe também no mercado produtos de spray que servem para limpar os capacetes e também agem como bactericidas.
O ideal é manter o capacete sempre limpo, o higienizando ao menos uma vez por semana, na real, se o uso da motocicleta for diário, o ideal são duas vezes por semana, mas fazendo ao menos uma vez, já ajuda bastante.
Essas bactérias que vivem dentro do capacete, dentre outras coisas, geram sabem o que? A perda de cabelos. Quantos motociclistas maduros você conhece que são carecas? Será que o motivo é que usaram por muito tempo capacetes sem lavá-los? Pode ser...
Como fazer a limpeza do capacete?
Se a forração for removível, tudo é mais simples. Basta “destacar” cuidadosamente o forro — como mostra a imagem abaixo — e fazer a limpeza com detergente neutro. Caso utilize a lavadora de roupas, a recomendação dos especialistas é utilizar a opção “roupa delicada”.
No caso de capacetes sem forração removível, o indicado é utilizar um pano úmido com detergente neutro e passá-lo nas partes internas, depois deixar secar na sombra.
Também é recomendável tomar cuidado com os locais onde irá apoiar sua base, pois mesas, bancos e o chão são fontes de bactérias. O ideal é apoiar o capacete com a abertura voltada para o lado ou para cima, nunca para baixo.
A parte externa do capacete deve ser tratada como a lataria de um carro e o polimento da viseira e do casco pode ser feito com cera. Sobre a imersão do capacete na água, não é muito indicada, pois pode danificar partes metálicas e o líquido pode atingir pontos de difícil secagem.
Fonte: RockRiders.com.br
Caros amigos motociclistas, a Empresa Sport Clean Oficial possui a solução para os problemas de saúde causados pelas bactérias e fungos nos capacetes. O nome dele é Limpador Bactericida e Fungistático, é um produto eficaz para Higienizar e Previnir a proliferação destes microorganismos no capacete. É barato, com embalagens que cabem no bolso ou na mochila, é fácil de usar (borrifar) e esta pronto para uso em 15 minutos. QUANTO VALE SUA SAÚDE? Entre em nosso blog: sportcleanoficial.blogspot.com.br e conheça mais sobre este produto. Seu capacete vai ficar livre de bactérias, cheiroso e sua saúde agradece.
ResponderExcluirUm abraço a todos.
Reginaldo Leme.