Experiência nos EUA diz que acidentes fatais reduzem 37% com sistema. No Brasil, Cesvi informa que apenas 17% das motos têm ABS.
O número de mortes de motociclistas no trânsito poderia ser menor se as motos contassem com sistema de freios ABS de série, divulgou o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi).
De acordo com a entidade, um estudo feito pela Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), organização dos Estados Unidos que realiza testes independentes de segurança, aponta que a presença de freios ABS em motos podem diminuir os acidentes fatais em 37%. Ainda segundo a experiência, o número de colisões se torna 23% menor.
Em 10 anos, de 2001 a 2011 o número de mortes em acidentes de trânsito com motos no Brasil aumentou 263,5%, segundo o Ministério da Saúde. O Cesvi informa que apenas 17% das motos vendidas no Brasil possuem o sistema, e somente em motos acima de 250 cilindradas, que representam apenas 13% do total de motos comercializadas no país. Nestes casos, o ABS, dispositivo que evita o travamento das rodas nas frenagens, aparece muitas vezes apenas como opcional.
Além disso, a categoria city, que representaram quase 55% dos emplacamentos realizados no ano passado, apenas 5% possuem ABS, somente como opcional, diz o Cesvi. Os demais não possuem o dispositivo nem como opcional. Segundo a entidade, o levantamento se baseou em 357 versões de 199 modelos vendidos no Brasil.
Em uma frenagem a velocidade de 100 km/h, a moto com ABS leva em média 9 metros a menos para parar, afirma o Cesvi, além de possivelmente evitar tombos. Enquanto uma moto convencional leva 58,5 metros até parar, o modelo com ABS faz isso em 49,5 metros.
Diferença de frenagem com ABS (Foto: Cesvi)
ABS será obrigatório na Europa em 2016
A partir de 2014, o ABS passa a se tornar obrigatório para carros no Brasil, mas para as motos o assunto ainda é debatido. Na Europa, a obrigatoriedade do ABS para motos passa a vigorar em 2016.
O consumidor vai perceber o benefício e cobrará o uso do dispositivo também nas motos. Por isso, informações como as elaboradas por este estudo almejam orientar os consumidores na hora da compra, oferecendo a ele dados de qualidade e que colaborem para a proteção de seu bem maior, que é a vida, disse Almir Fernandes, diretor executivo do Cesvi.
De acordo com a entidade, um estudo feito pela Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), organização dos Estados Unidos que realiza testes independentes de segurança, aponta que a presença de freios ABS em motos podem diminuir os acidentes fatais em 37%. Ainda segundo a experiência, o número de colisões se torna 23% menor.
Em 10 anos, de 2001 a 2011 o número de mortes em acidentes de trânsito com motos no Brasil aumentou 263,5%, segundo o Ministério da Saúde. O Cesvi informa que apenas 17% das motos vendidas no Brasil possuem o sistema, e somente em motos acima de 250 cilindradas, que representam apenas 13% do total de motos comercializadas no país. Nestes casos, o ABS, dispositivo que evita o travamento das rodas nas frenagens, aparece muitas vezes apenas como opcional.
Além disso, a categoria city, que representaram quase 55% dos emplacamentos realizados no ano passado, apenas 5% possuem ABS, somente como opcional, diz o Cesvi. Os demais não possuem o dispositivo nem como opcional. Segundo a entidade, o levantamento se baseou em 357 versões de 199 modelos vendidos no Brasil.
Em uma frenagem a velocidade de 100 km/h, a moto com ABS leva em média 9 metros a menos para parar, afirma o Cesvi, além de possivelmente evitar tombos. Enquanto uma moto convencional leva 58,5 metros até parar, o modelo com ABS faz isso em 49,5 metros.
Diferença de frenagem com ABS (Foto: Cesvi)
ABS será obrigatório na Europa em 2016
A partir de 2014, o ABS passa a se tornar obrigatório para carros no Brasil, mas para as motos o assunto ainda é debatido. Na Europa, a obrigatoriedade do ABS para motos passa a vigorar em 2016.
O consumidor vai perceber o benefício e cobrará o uso do dispositivo também nas motos. Por isso, informações como as elaboradas por este estudo almejam orientar os consumidores na hora da compra, oferecendo a ele dados de qualidade e que colaborem para a proteção de seu bem maior, que é a vida, disse Almir Fernandes, diretor executivo do Cesvi.
Notícia publicada no site www.mototour.com.br em 17/07/2013
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