quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Dicas de pilotagem


A primeira medida é ligar o farol assim que sair de casa. Com ele ligado, a visualização da moto fica muito mais fácil por motoristas que vão à frente ou direção contrária.

Outra dica é conhecer bem sua moto e deixá-la sempre em boas condições. "Lembre-se de mudar a calibragem dos pneus quando for transitar com garupa". Para ele, a calibragem tem que ser feita de 15 a 15 dias.

Para outros profissionais que gostam de estradas é fundamental usar o capacete e todos os equipamentos de segurança. "Só quem tem uma moto sabe o quanto é arriscado ter pela frente uma linha de pipa com cerol. Já estamos em janeiro, isto é, em período de férias, isto é um fato comum. Além de ser muito difícil ver a linha de longe, ela fica totalmente transparente, aumentando o perigo. Todo cuidado é pouco. Instale na sua moto uma antena que previne acidentes com linhas de pipa".

Ao entrar na estrada é bom estabelecer uma velocidade de cruzeiro compatível com os limites legais da rodovia e do desempenho de sua moto. "Nas motos de baixa cilindrada (e algumas de média cilindrada), a velocidade de cruzeiro não deve ser maior que 70% da sua velocidade máxima.

Motociclistas salientam que além de cometer uma infração gravíssima, trafegar pelo acostamento pode colocar em risco a sua vida e a de muitos pedestres. O acostamento, segundo eles, é para ser utilizado só em casos de emergência, como problemas mecânicos.

Quando o assunto é consumo de qualquer tipo de bebida alcoólica, drogas ou medicamentos que alterem seu estado de sanidade, todos são unânimes: diga "não", pois podem prejudicar reflexos e reduzir a noção em relação ao perigo.

Uma outra preocupação é ao ultrapassar grandes veículos, como caminhões ou ônibus. Para experts, o deslocamento de ar causado por eles podem desestabilizar a moto. Na parte dianteira, o ar deslocado direciona-se para os lados, tendendo a "empurrar" a moto para a lateral. Para evitar tais incômodos, mantenha uma distância segura dos veículos durante a manobra de ultrapassagem (cinco metros, pelo menos).

Outro ponto é trafegar em pista molhada - já exige muito cuidado. A distância de frenagem chega a ser 50% superior ao que seria necessário em pista seca.

O último conselho é cuidado ao entrar em postos de gasolina com calçamento feito em paralelepípedos, cimento, terra ou pedriscos. Habituado a uma velocidade maior na estrada, o piloto entra no posto mais rápido do que deveria, sem dar conta das condições de aderência.


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