quinta-feira, 23 de outubro de 2014

A diferença entre os pneus de moto




Tudo o que um viajante deseja enquanto pilota sua moto é tranquilidade e segurança. E existe um fator muito importante para evitar imprevistos, que as pessoas acabam deixando de lado que é a escolha de um pneu ideal para o tipo de solo que será percorrido – seja na estrada, para um passeio breve ou mesmo na utilização diária.

Você conhece os diferentes tipos de pneus e sabe qual é adequado para viagens na estrada ou asfalto?

Primeiramente, identifique o tipo de condução que será praticado e solo mais frequente durante o trajeto. Por exemplo: para quem vai acelerar mais, os pneus mais rígidos são os mais utilizados; quem necessita de curvas precisas e que a moto obedeça aos comandos imediatamente, deve utilizar pneus mais macios. Além disso, considere e o tipo de solo e a categoria de sua moto, para, então, decidir qual o tipo de pneu que atenderá melhor às suas necessidades e que se adapte com eficiência à moto.

Pneu de desporto. Pneu de borracha macia utilizado em circuitos de competição. Atinge altas temperaturas, mas não são indicados para piso molhado, pois têm poucos desenhos na superfície. Sua vida útil é curta.

Pneu de desporto/touring. Feito de borracha de rigidez intermediária, possui mais desenhos na superfície e sua temperatura de funcionamento é inferior ao pneu de esportivo. Tem boa aderência e se adapta bem a diversos tipo de terreno.

Pneu touring. Pneus de borracha rígida, também conhecido como pneus de estrada. Tem baixa temperatura de funcionamento e vida útil superior ao pneu de desporto. Seu desenho permite uma boa aderência em pisos molhados.

Pneu misto ou trail. Indicados para quem circula tanto em pisos de asfalto quanto pisos de terra, graças ao seu desenho mais largo na superfície que possibilita maior tração em todos os tipos de terrenos, até em areia e lama. São feitos de borracha rígida e sua temperatura de funcionamento é baixa.

Pneu TT (todo o terreno). Ideal para motocross e pistas de terra em virtude do seu desenho com grandes sulcos na superfície. Indicados para terrenos secos e acidentados, tem boa aderência e são feitos de borracha rígida, funcionam em baixa temperatura.

É importante lembrar que pneus novos possuem uma camada protetora que os tornam escorregadios nos primeiros quilômetros de rodagem. E vale lembrar que, para sua segurança e bom desempenho da sua moto e dos pneus, as medidas devem ser sempre respeitadas. O uso de pneus mais largos que especificado, além de ser uma prática irregular e punida pelas leis de trânsito, causa desgaste prematuro das bandas de rodagem e o resultado é prejuízo na certa.

Além disso, nunca é demais ressaltar que, tão importante quanto escolher os melhores pneus e fazer uma economia inteligente na hora de comprá-los, é estar atento e cauteloso no trânsito. Da mesma forma que também é essencial estar protegido com os outros artigos de segurança como o capacete, as botas e as luvas que garantirão a segurança do motociclista. E aí a diversão na sua viagem estará garantida.



Outubro Rosa
O Libertas Moto Clube apoia essa ideia! 

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