segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Yamaha apresenta a Crosser



A Yamaha revelou neste sábado, dia 8, a esperada XTZ 150 Crosser.

A nova motocicleta estará disponível em duas versões: E, com freio a tambor e ED, com freio a disco na dianteira e a tambor na traseira. A XTZ 125 - que não vai sair de linha - não tinha uma versão com freio a tambor, e segundo a Yamaha, o objetivo desta versão na Crosser é atender o (crescente) mercado no Nordeste do Brasil, onde a falta de informação de grande parte dos usuários de motocicletas gerou uma cultura de que o freio a disco é perigoso. A Honda também disponibiliza uma versão da Bros 150 com este sistema.

A XTZ 150 Crosser é basicamente uma trail, com identidade mais urbana que a XTZ 125. Assim como a Fazer 150, a Crosser foi desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro em uma parceria entre as equipes de engenharia da matriz no Japão e a Yamaha Brasil. Usa o mesmo motor flex - que desenvolve potência de 12,2 cv, com gasolina, e 12,4 cv com etanol - e painel que equipam a já conhecida Fazer 150, o design é atual, cheio de personalidade, o assento é em dois níveis, e tem medidas generosas para garantir o conforto no uso diário do piloto e do garupa. O modelo conta com bagageiro de alumínio, com 7 kg de capacidade de carga, que tem alças ergonômicas para o garupa. Um diferencial da versão ED é a base assimétrica de fixação do guidão, que permite ajustar a posição, melhorando a ergonomia para condutores com maior estatura. Seu escapamento foi inspirado na popular XT 660R. Outro diferencial da Crosser, é o sistema de suspensão traseiro monoshock com link, que absorve melhor os impactos das irregularidades das vias percorridas. Um ponto negativo no design é a tampa do tanque, que destoa da beleza do conjunto pela simplicidade, e poderia ser a mesma tampa que é utilizada na Ténéré 250. Um dos poucos sinais aparentes da redução de custos na concepção do projeto.

As dimensões compactas são adequadas para o uso urbano, com 2 050 mm de comprimento e 830 mm de largura. A altura do assento é de 836 mm. A capacidade do tanque é de 12 litros e o contato com o solo é feito pelos pneus Metzeler Tourance, com 90/90 na roda dianteira (aro 19") e 110/90 na roda traseira (aro 17"). O peso seco divulgado pela Yamaha é de 120 kg.

A Yamaha XTZ 150 Crosser estará disponível a partir de abril nas concessionárias da marca, com preço sugerido de R$ 9.050,00 + frete, na versão E e R$ 9.350,00 + frete, na versão ED, como curiosidade, a diferença de preço para a concorrente Honda Bros 150 é de mais R$ 50 no preço sugerido, também sem frete e sem seguro. As cores são cinza grafite, laranja e branco. Faltou a opção de cor azul...


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