segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

BMW R nineT chega às ruas





Apresentada ao público no Salão de Milão, em novembro, as primeiras unidades da nova BMW R nineT começaram a deixar a linha de montagem na capital alemã nesta terça-feira, 03.
Definida pela BMW como uma “roadster clássica”, o fato é que a R nineT foi concebida com uma proposta até então inédita na tradicional marca germânica. Trata-se de uma motocicleta de estilo clássico, mas não retrô, e basta um olhar mais atentos aos detalhes para não termos dúvidas de que estamos diante de um projeto do século XXI. Dotada com um sistema de chassi modular que permite a desmontagem do sub-chassi posterior, a moto pode ser configurada para um ou dois passageiros e, com alguns acessórios oferecidos pela marca, passar rapidamente de um confortável naked para uma insinuante Café-Racer monoposto. Tudo feito fácil e rapidamente pelo próprio proprietário na garagem de casa.


A ciclística traz toda a tecnologia presente nos modelos mais recentes da marca. A suspensão dianteira recorre a grossas bengalas invertidas de 46 mm enquanto, atrás, encontramos o tradicional sistema Paralever. A propulsão fica a cargo do conhecido boxer de 1 170 cm³ com arrefecimento misto ar/óleo e que rende 110 cv a 7 750 rpm e 11,9 kgf.m a 6 000 rotações. As belas rodas raiadas emolduram dois discos de 320 mm na frente e um de 265 mm atrás. O sistema de freios, evidentemente, conta com ABS de série. Segundo a marca, por ser um conceito mais “purista”, não foi cogitada a utilização do novo boxer com arrefecimento líquido, lançado junto com a R 1200 GS 2013.

Passaram-se seis anos entre os primeiros esboços dos projetistas, em 2008, até que a primeira nineT saísse da linha de montagem. Nós do Brasil não vamos esperar tanto já que, ainda que a marca não confirme, é certo que a roadster desembarca no país em 2014.

O nosso trabalho aqui no Velho Continente continua. Nos próximos dias faremos uma avaliação com a novíssima S 1000 R, a naked baseada na superbike da marca que, assim, como a R nineT, também foi apresentada no EICMA.

A matéria completa sobre a apresentação da nineT, os detalhes da impressionante fábrica alemã e as primeiras impressões sobre a S 1000 R você confere na edição de janeiro da MOTOCICLISMO.


Fonte:motociclismo.terra.com.br    

Redação Motociclismo / Gabriel Berardi

Imagens Gabriel Berardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário